Software da IBM melhora acesso de deficientes visuais à internet
Por IDG News Service/Japão
Publicada em 08 de julho de 2008 às 13h10
Tóquio - Cegos poderão relatar problemas de navegabilidade encontrados nos sites, que serão enviados para um arquivo de dados e corrigidos.
A IBM lançou nesta terça-feira (08/07) um aplicativo que pretende aproveitar o poder e o tempo que os usuários de internet têm ao redor do mundo para tornar a web mais acessível a deficientes visuais.
Muitos cegos ou parcialmente cegos usam software de leitura de tela que descreve o conteúdo de uma página da web, mas geralmente encontram problemas. Os leitores de tela contam com textos ou tags descritivas para explicar os itens na página, mas, geralmente são incompletos ou atrasados. Usando o novo software da IBM os usuários podem reportar esse problema para a central de dados e pedir um texto descritivo para ser adicionado ao site. Outros usuários de Internet que quiserem contribuir podem então checar a base de dados, selecionar um dos problemas submetidos e “começar a concertá-los”, pela adição de textos. A informação adicional não é incorporada no código HTML original do site, mas dentro de um artquivo metadata, que é carregado cada vez que um deficiente visual fizer visitas freqüentes ao site.“Essa idéia vem de minha própria experiência com sites inacessíveis”, disse Chieko Asakawa, um pesquisador da IBM em Tóquio que liderou a equipe de desenvolvimento do software. Asakawa é cega, então sabe bem os problemas de navegação da web e o rico crescimento multimídia das páginas.
Usuários como nós enfrentam muitos problemas todos os dias, mas freqüentemente n´so não temos nenhum mecanismo para reportar os que nós encontramos. Todo dia nós achamos imagens sem texto descritivo - que estejam acompanhados de código em HTML - mas não há modo de dizer ‘eu quero uma descrição para essa imagem’. Isso é uma simples motivação, mas se nós podemos relatar esse tipo de problema sem dificuldade e ser facilmente entendido por pessoas que enxergam e pensar que isso vai ficar ótimo”.
A IBM começou a oferecer o software nesta terça-feira (08/07), lançando uma versão beta em seu site AlphaWorks.
O software para usuários cegos ou pessoas com visão parcial funciona com Internet Explorer e o leitor de tela “Jaws”enquanto o software para patrocinadores do projeto está disponível como um plug-in para Firefox. Ele roda em inglês e Japonês.
Para demonstrar o sistema, Asakawa digitou o endereço do site da Casa Branda e rapidamente encontrou problemas. Enquanto o site parecia ter sido desenvolvido coma acessibilidade em mente, os títulos no topo das três colunas principais não têm arquivos anexados, que poderiam permitir que o software lesse e que aquilo fizesse sentido.
Algumas teclas pressionadas levaram até uma caixa na qual Asakawa digitou seu pedido em relação aos títulos, que foram para o banco de dados. Após a conclusão do pedido, um usuário poderia digitar os títulos desejados rapidamente e, mais tarde, ao checar novamente, a navegação era feita um pouco ais facilmente, com a adição do metadata.
Para o futuro, Asakawa espera que o projeto se expanda para ajudar usuários com outras deficiências, incluindo auditivas e motoras.
“Começamos de um pequeno grupo, mas para tornar esse projeto bem sucedido e tornar a informação acessível, nós realmente precisamos colaborar com a comunidade”, disse ela. “Nosso objetivo é expandir a aplicabilidade deste projeto”
SITES EDUCACIONAIS (MATEMÁTICA)
Ensino Fundamental- Frações, Divisibilidade, Radiciação, Equações de 1º e 2º grau e outros.
Matemática Financeira
Softwares Matemáticos
Softwares Online
Jogos Matemáticos Absurdos Matemáticos
Indicação de Livros
Símbolos Matemáticos
www.matematica.com.br
conteúdos Variados de matemática
Provas de Universidades
Simulados
www.uol.com.br
Contém conteúdos específicos para quem quer estudar matemática
http;//vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/matemática.jhtm
Conteúdos como: Números Complexos, Porcentagem e juros, Geometria, Funções e outros
É possível fazer operações online.
Para as crianças ( fundamental I) há objetos para ser contados.
A UOL também tem alguns jogos online: Ligue os Pontos, Caça Palavras, Desenhos p/ imprimir
http://www.testonline.com.br
http://www.matematicaonline.com
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_adicao1.html
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/Escalas/mat_escalas.swf
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL I
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_adicao1.html
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_subtracao1.html
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_multiplicacao1.html
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_divisao1.html
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/jogo_calculo1.html
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/jogo_figuras.html
http://www.imagem.eti.br/matematica/matematica_contas_subtracao_2.htm
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/jogo_conte_as_macas1.html
ÁREA DE PORTUGUÊS
http://www.sol.eti.br/b/passatempos/passatempos-quiz-perguntas-respostas.php
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://educacao.uol.com.br/portugues/ensino_fundamental.jhtm
http://www.bussolaescolar.com.br/
www.guiademidia.com.br/sitesestudos
http://www.mundosites.net/literatura/
http://www.portugues.com.br/
http://www.soportugues.com.br/
Aqui você encontrará inúmeras páginas com conteúdos exercícios, provas online, artigos, jogos educativos, fóruns de discussão e muito mais
http://www.notapositiva.com/sitesnotapositiva/sitesportugues.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal
uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores. Este site utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Se tiver dúvidas como editar clique em ajuda de edição (no fundo da página). Sim, você também pode editar! Leia a Introdução para mais informações.
A Wikipédia em língua portuguesa começou em junho de 2001 a partir da tradução do conteúdo da versão original, em inglês, e cresceu desde logo com a produção de novos verbetes.
SITES DE CIÊNCIAS
SITES EDUCATIVOS PARA CIÊNCIAS
http://www.on.br/site_brincando/conteudo/jogos/pagina_jogos.html
Dentro deste site o professor pode trabalhar com: jogos, curiosidades, experiências e humor
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx
atividades online para reforçar aqueles assuntos já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar.
A Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições.
O público anual é de mais de 400 mil pessoas, entre escolares e público geral.
Como chegar no local e explicações geral .
http://www.cambito.com.br/ecologia.htm
Atividades online, informações e imagens
http://www.planetabio.com/planetabio.html
Site interessantíssimo, todos os assuntos tratados possuem interatividade
Citologia
Ecologia, evolução e mais...
http://www.cambito.com.br/saude.htm
Só vendo pra entender a riqueza deste site!!!!!!!!!!!
http://futuro.usp.br/portal/website.ef;jsessionid=38008763B2DD5ECE92036A7E0E9FBADA
Veja os assuntos tratados neste site, sobre ciências , além de outros que você verá.
http://www.tomdopantanal.org.br/
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm
http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/
http://www.discoverybrasil.com/dino/where_in_the_world/index.shtml
http://www.redescola.com.br/software/uacf1008/uacf1008.swf
http://www.ilharatimbum.com.br/
http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home&UserActiveTemplate=mvida
http://www.discoverybrasil.com/sharks/_home/index.shtml
Área de História
Lista de Sites Indicados para História
WWW.historiadobrasil.net.indicados.htm
Dentro deste site a indicação de vários sites com assuntos da área, como por exemplo:
O século do Ouro
O Brasil Indígena
Regime Militar
Histórico de Imigração no Brasil
O processo de Independência do Brasil
http://www2.uol.com.br/historiaviva/museus-brasileiros/
Aqui você encontra uma gama de Museus Brasileiros como os da Bahia:
- Casa da música da Bahia
- Casa de Rui Barbosa
- Museu de Arte Moderna da Bahia
_ Museu de Arte Sacra da Bahia/UFBA
Ainda existem outros estados que possuem museus como; Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e mais...
HTTP://www.historiadomundo.com.br
Cronologia/ Pré- História, idade Antiga, Idade Media, Idade moderna, Contemporânea
Civilizações: Árabe, Assíria, Asteca, Celta, Fenícia e outras.
O Site possui informações, imagens, curiosidades das civilizações e uma seção de Destaques com assuntos importantes como: Franquismo, Peste Negra, movimento Zapatista e outros
http://www.brasilescola.com/história
Neste site os assuntos são bem variados como: Arte Barroca,
Artigos sobre a Pré- História, Sambaquis, Arte Rupestre... e mais
Nele há resumo de livros, dicas para vestibular, informações sobre Geografia e outros .
ÁREA / GEOGRAFIA
http://www.brasilescola.com/geografia
http://www.youtube.com/watch/v=wc7slicz3ag
http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php
http://www.suapesquisa.com/geografia/
http://rived.mec.gov.br/atividades/geografia/fusos/fusos.swf
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/decifrando_mapas/
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/Escalas/mat_escalas.swf
http://ciencia.org.br
- http://conhecimentopratico.com.br
- http://galileu.globo.com
- http://novaescola.com.br
- http://sogeografia.com.br
- http://superinteressante.com.br
- http://www.abrelpe.com.br
- http://www.greempeace.org.br
- http://www.ibge.gov.br
- http://www.iswa.org
- http://www.mec.gov.br
- http://www.polis.org.br
- Ministério da Educação
- Ministério do Meio Ambiente - MMA
- Projeto De Olho na Água
Olhe também estes sites que podem ajudar a conhecer países:
http://www.ibge.gov.br/paisesat/
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/geografia_atividades_diversas.html
27/4/2010
WEB QUEST - O QUE É ?
Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. Dodge ( criador do conceito) a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Descrição geral
Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.
A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.
Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.
É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.
Ela se divide em longas, quando se leva um mês ou mais para ser concluída e curtas que demora umas três aulas.
Ela é composta das seguintes seções:
1-Introdução um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.
2-Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).
3-Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
4-Fontes de informação as fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.
5-Avaliação o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.
6-Conclusão A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.
A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.
7-Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.
Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.
http://www.youtube.com/watch?v=D8ZJgOx7UNs
SITES DE ARTES
http://www.universia.com.br/especiais/davinci/
http://www.pequenoartista.com.br/pa/default.aspx
http://www.brasilescola.com/artes/
http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/index_hpg.html
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/
Paço das Artes
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Museu de Arte Brasileira - MAB - FAAP
História da Arte
MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo
Masp - Museu de Arte de São Paulo
MAC-Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Enciclopédia Itaú Cultural de Artes
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA FUNDAMENTAL I
http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_letra.html
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/associacao1.html
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/memoria1.html
http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/nome.html
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogos.html
INFANTIL / JOGUINHOS
Neste site você terá atividades que desenvolvem a Coordenação com o mouse ( motora),Desenvolver a rapidez, Esquema Corporal ( rosto), Expressão do rosto, Noção de Espaço, Descobrir qual a Sombra pertence ao Objeto e Início da Escrita.
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogos.html
http://www.imagem.eti.br/ligar_os_pontos/ligue_os_pontos_1.html
http://www.imagem.eti.br/jogo_de_vestir/jogos_de_vestir_on_line.html
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/labirinto_coelho_pascoa_1.html
http://www.imagem.eti.br/jogo_de_pintar/jogo_pintar_principal.html
Jogos de Raciocínio Lógico
http://www.imagem.eti.br/quebra_cabeca/quebra_cabeca_principal.html
http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/atividade_das_cores_arraste_solte_1.html
http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/atividade_escolar_arraste_solte_1.html
Contos ONLINE
1. A Árvore Mágica
A história de um menino que a caminho da escola, ganha um presente especial.
http://sitededicas.uol.com.br/contos_infantis_arvore_p1.htm
2. Os Mistérios da Noite
No silêncio da noite, se fircamos atentos, podemos escutar muitos sons diferentes, estranhos, misteriosos, amedrontadores. Mas, e nossa imaginação, será que esta não contribui para criar a maioria dos nossos medos?
http://sitededicas.uol.com.br/conto_infantil_08p0.htm
3. O Menino que Descobriu uma Coisa
É certo que a Escola lhe ensinava algumas coisas, por isso não perdia um dia de aula. Mas, aquilo que aprenderia naquele dia, não sabia se poderia aprender numa Escola. De qualquer modo, não esqueceria nunca mais; nem se quisesse!
http://sitededicas.uol.com.br/hi8_p12.htm
4. O Monstro Pé de Galinha
Era uma menina que estava sem paciência naquele dia e então resolveu voltar da escola para casa sozinha. Não quis esperar pela mãe, e no caminho vai aprender uma grande lição...
http://sitededicas.uol.com.br/hpe_p0a.htm
5. O Menino Que Viu Uma COISA...
Ele era um Menino que não gostava muito de ir para a Escola. Era um campeão em gazear aulas. Um dia a caminho da Escola, ele resolveu descobrir o que tinha dentro daquele Casarão abandonado, de mais de 200 anos...
http://sitededicas.uol.com.br/conto_infantil_07p0.htm
6. O Mistério do Velho Casarão
Um mapa misterioso, um menino muito curioso e um grande mistério a ser desvendado.
http://sitededicas.uol.com.br/ct9_p1.htm
7. A Fruta
O grande desafio de um menino para colher uma fruta muito especial.
http://sitededicas.uol.com.br/hi2_p0.htm
8. O Rei que Era Dono do Mundo
Ele era o homem mais poderoso e rico da Terra. Assim mesmo não estava satisfeito, e queria sempre mais e mais.
http://sitededicas.uol.com.br/hi8_p12.htm
TODOS JUNTOS FAZEMOS A ESCOLA CRESCER
Magda Rossmann
0 Response to "INFORMATICA PARA TODOS"
Postar um comentário