Pesquisas e monitoramento vão medir o impacto DOS PROJETOS DE USO das tecnologias nas escolas por Patrícia Cornils

Além do programa Um Computador por Aluno (UCA), o Ministério das Comunicações tem várias outras iniciativas para levar tecnologia às salas de aula. O ProInfo Integrado, que implanta laboratórios de informática nas escolas públicas; o Banda Larga nas Escolas, que até o final deste ano levará conexões a todas as escolas públicas em sedes de municípios brasileiros; o Banco Internacional de Objetos Educacionais; o portal Domínio Público e o Projetor ProInfo.

Com esforços coordenados, o Banda Larga nas Escolas e o Proinfo Integrado levaram conexões e computadores a 44.059 escolas públicas urbanas de todo o país desde que o programa de conexão foi lançado, em abril de 2008. O número representa 67,91% de todas as 64.879 instituições abrangidas pelo projeto – as demais serão conectadas e vão receber novos laboratórios até o final do ano. Também até dezembro, a capacidade de transmissão de todas as conexões deve ser ampliada dos atuais 1 Mbps para 2 Mbps ou a maior velocidade disponível na localidade.

O Portal Domínio Público e o Banco de Objetos Educacionais são as iniciativas de oferta de conteúdo. Além de dispor os laboratórios, o Proinfo integrado engloba ações de capacitação de professores e alunos. De acordo com o Ministério da Educação, em 2009, 332 mil professores foram capacitados para trabalhar com tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Até o fim deste ano, 303 mil terão participado de cursos de formação. O programa de capacitação de alunos, o Aluno Integrado, visa formar voluntários para auxiliar no uso e na manutenção de laboratórios. Em agosto, começa a treinar 75 mil estudantes acima de 15 anos em cursos de 180 horas. Essas iniciativas de formação complementam a implantação da infraestrutura dos laboratórios e têm como principal objetivo impedir que fiquem sem uso.

“Ganhamos uma escala sem precedentes na oferta de tecnologia para a educação”, conta Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação. Mas, explica ele em uma reportagem publicada no portal do MEC, “não se pode confundir a oferta de infraestrutura com a criação de uma nova cultura nas escolas. Este é o próximo passo”.

Agora, o MEC começa a se preparar para criar meios de controle social sobre o uso dos laboratórios, por meio de um sistema que será apresentado dentro de três meses, explica Bielschowsky. Conectado à rede de banda larga, o sistema vai fornecer ao MEC informações sobre os dados que trafegam a partir de e para cada escola, e que poderá ser visualizado, também, pelos cidadãos. Outra ferramenta de avaliação será uma pesquisa encomendada à Unesco para avaliar o que o uso da tecnologia mudou nas salas de aula. Deverá ser concluída nos próximos dois meses.

Bielchowsky, que estudou mais de cem artigos avaliando o uso de TICs na educação em vários países, explica que ainda não existem meios claros para avaliar esse impacto: “Não é trivial fazer isso, porque é uma avaliação conjugada a uma série de outros fatores”. Um desses fatores é a necessidade de, uma vez oferecida a infraestrutura, e desde que funcione bem, criar, ao longo do tempo, a cultura de uso da tecnologia. O que requer esforços continuados junto a professores e alunos. E leva tempo.
Matéria Divulgada pela A Rede nº58 maio/2010 - Link :
http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/160-edicao-no-58-maio2010/2942-mec-avalia-suas-iniciativas

SITES EDUCACIONAIS (MATEMÁTICA)

www.somatematica.com.br
Ensino Fundamental- Frações, Divisibilidade, Radiciação, Equações de 1º e 2º grau e outros.
Matemática Financeira
Softwares Matemáticos
Softwares Online
Jogos Matemáticos Absurdos Matemáticos
Indicação de Livros
Símbolos Matemáticos
www.matematica.com.br
conteúdos Variados de matemática
Provas de Universidades
Simulados
www.uol.com.br
Contém conteúdos específicos para quem quer estudar matemática
http;//vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/matemática.jhtm

Conteúdos como: Números Complexos, Porcentagem e juros, Geometria, Funções e outros

É possível fazer operações online.

Para as crianças ( fundamental I) há objetos para ser contados.

A UOL também tem alguns jogos online: Ligue os Pontos, Caça Palavras, Desenhos p/ imprimir

http://www.testonline.com.br

http://www.matematicaonline.com

http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_adicao1.html

http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/Escalas/mat_escalas.swf



ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL I

http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_adicao1.html

http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_subtracao1.html

http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_multiplicacao1.html

http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_divisao1.html

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/jogo_calculo1.html

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/jogo_figuras.html

http://www.imagem.eti.br/matematica/matematica_contas_subtracao_2.htm

http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/jogo_conte_as_macas1.html

ÁREA DE PORTUGUÊS

Este site é excelente para quem trabalhar com Quiz online

http://www.sol.eti.br/b/passatempos/passatempos-quiz-perguntas-respostas.php

http://www.atividadeseducativas.com.br/

http://educacao.uol.com.br/portugues/ensino_fundamental.jhtm

http://www.bussolaescolar.com.br/

www.guiademidia.com.br/sitesestudos

http://www.mundosites.net/literatura/

http://www.portugues.com.br/

http://www.soportugues.com.br/

Aqui você encontrará inúmeras páginas com conteúdos exercícios, provas online, artigos, jogos educativos, fóruns de discussão e muito mais

http://www.notapositiva.com/sitesnotapositiva/sitesportugues.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal

uma
enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores. Este site utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Se tiver dúvidas como editar clique em ajuda de edição (no fundo da página). Sim, você também pode editar! Leia a Introdução para mais informações.

A
Wikipédia em língua portuguesa começou em junho de 2001 a partir da tradução do conteúdo da versão original, em inglês, e cresceu desde logo com a produção de novos verbetes.

SITES DE CIÊNCIAS

SITES EDUCATIVOS PARA CIÊNCIAS

http://www.on.br/site_brincando/conteudo/jogos/pagina_jogos.html

Dentro deste site o professor pode trabalhar com: jogos, curiosidades, experiências e humor

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx

atividades online para reforçar aqueles assuntos já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar.

http://www.eciencia.usp.br/

A Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições.
O público anual é de mais de 400 mil pessoas, entre escolares e público geral.

Como chegar no local e explicações geral .

http://www.cambito.com.br/ecologia.htm

Atividades online, informações e imagens

http://www.planetabio.com/planetabio.html

Site interessantíssimo, todos os assuntos tratados possuem interatividade

Citologia

Ecologia, evolução e mais...

http://www.cambito.com.br/saude.htm

Só vendo pra entender a riqueza deste site!!!!!!!!!!!

http://futuro.usp.br/portal/website.ef;jsessionid=38008763B2DD5ECE92036A7E0E9FBADA

Veja os assuntos tratados neste site, sobre ciências , além de outros que você verá.

http://www.tomdopantanal.org.br/

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm

http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/

http://www.discoverybrasil.com/dino/where_in_the_world/index.shtml

http://www.redescola.com.br/software/uacf1008/uacf1008.swf

http://www.ilharatimbum.com.br/

http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home&UserActiveTemplate=mvida

http://www.abcdaids.com.br/

http://www.discoverybrasil.com/sharks/_home/index.shtml

http://www.ate.com.br/agua/

Área de História

Lista de Sites Indicados para História

WWW.historiadobrasil.net.indicados.htm

Dentro deste site a indicação de vários sites com assuntos da área, como por exemplo:

O século do Ouro

O Brasil Indígena

Regime Militar

Histórico de Imigração no Brasil

O processo de Independência do Brasil

http://www2.uol.com.br/historiaviva/museus-brasileiros/

Aqui você encontra uma gama de Museus Brasileiros como os da Bahia:

- Casa da música da Bahia

- Casa de Rui Barbosa

- Museu de Arte Moderna da Bahia

_ Museu de Arte Sacra da Bahia/UFBA

Ainda existem outros estados que possuem museus como; Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e mais...

HTTP://www.historiadomundo.com.br

Cronologia/ Pré- História, idade Antiga, Idade Media, Idade moderna, Contemporânea

Civilizações: Árabe, Assíria, Asteca, Celta, Fenícia e outras.

O Site possui informações, imagens, curiosidades das civilizações e uma seção de Destaques com assuntos importantes como: Franquismo, Peste Negra, movimento Zapatista e outros

http://www.brasilescola.com/história

Neste site os assuntos são bem variados como: Arte Barroca,

Artigos sobre a Pré- História, Sambaquis, Arte Rupestre... e mais

Nele há resumo de livros, dicas para vestibular, informações sobre Geografia e outros .

WEB QUEST - O QUE É ?

Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. Dodge ( criador do conceito) a define assim:

"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

Descrição geral

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.

A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.

Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.

É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.

Ela se divide em longas, quando se leva um mês ou mais para ser concluída e curtas que demora umas três aulas.

Ela é composta das seguintes seções:

1-Introdução um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

2-Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).

3-Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

4-Fontes de informação as fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.

5-Avaliação o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

6-Conclusão A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.

A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

7-Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.

Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.

Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.

http://www.youtube.com/watch?v=D8ZJgOx7UNs


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA FUNDAMENTAL I

http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_letra.html

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_nome.html

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/associacao1.html

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/memoria1.html

http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/nome.html

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogos.html



INFANTIL / JOGUINHOS

Neste site você terá atividades que desenvolvem a Coordenação com o mouse ( motora),Desenvolver a rapidez, Esquema Corporal ( rosto), Expressão do rosto, Noção de Espaço, Descobrir qual a Sombra pertence ao Objeto e Início da Escrita.

http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/content/full_screen.php?url=http://www.universoneo.com.br/ativ//games/coo04.swf&id=126

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogos.html

http://www.imagem.eti.br/ligar_os_pontos/ligue_os_pontos_1.html

http://www.imagem.eti.br/jogo_de_vestir/jogos_de_vestir_on_line.html

http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/labirinto_coelho_pascoa_1.html

http://www.imagem.eti.br/jogo_de_pintar/jogo_pintar_principal.html

Jogos de Raciocínio Lógico

http://www.imagem.eti.br/quebra_cabeca/quebra_cabeca_principal.html

http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/atividade_das_cores_arraste_solte_1.html

http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/atividade_escolar_arraste_solte_1.html

Contos ONLINE

1. A Árvore Mágica
A história de um menino que a caminho da escola, ganha um presente especial.

http://sitededicas.uol.com.br/contos_infantis_arvore_p1.htm

2. Os Mistérios da Noite
No silêncio da noite, se fircamos atentos, podemos escutar muitos sons diferentes, estranhos, misteriosos, amedrontadores. Mas, e nossa imaginação, será que esta não contribui para criar a maioria dos nossos medos?

http://sitededicas.uol.com.br/conto_infantil_08p0.htm

3. O Menino que Descobriu uma Coisa
É certo que a Escola lhe ensinava algumas coisas, por isso não perdia um dia de aula. Mas, aquilo que aprenderia naquele dia, não sabia se poderia aprender numa Escola. De qualquer modo, não esqueceria nunca mais; nem se quisesse!

http://sitededicas.uol.com.br/hi8_p12.htm

4. O Monstro Pé de Galinha
Era uma menina que estava sem paciência naquele dia e então resolveu voltar da escola para casa sozinha. Não quis esperar pela mãe, e no caminho vai aprender uma grande lição...

http://sitededicas.uol.com.br/hpe_p0a.htm

5. O Menino Que Viu Uma COISA...
Ele era um Menino que não gostava muito de ir para a Escola. Era um campeão em gazear aulas. Um dia a caminho da Escola, ele resolveu descobrir o que tinha dentro daquele Casarão abandonado, de mais de 200 anos...

http://sitededicas.uol.com.br/conto_infantil_07p0.htm

6. O Mistério do Velho Casarão
Um mapa misterioso, um menino muito curioso e um grande mistério a ser desvendado.

http://sitededicas.uol.com.br/ct9_p1.htm

7. A Fruta
O grande desafio de um menino para colher uma fruta muito especial.

http://sitededicas.uol.com.br/hi2_p0.htm

8. O Rei que Era Dono do Mundo
Ele era o homem mais poderoso e rico da Terra. Assim mesmo não estava satisfeito, e queria sempre mais e mais.

http://sitededicas.uol.com.br/hi8_p12.htm

TODOS JUNTOS FAZEMOS A ESCOLA CRESCER

TODOS JUNTOS FAZEMOS A ESCOLA CRESCER
Não se incomode com qual cargo você exerce dentro do coletivo da escola, o importante é estar comprometido com a qualidade do seu trabalho. Cumprir bem novas tarefas, buscar formas de melhorar o que já esta sendo feito, otimizar sempre a maneira de executar o que temos a fazer sem esquecer de estar atrelado a qualidade. Isso é uma coisa que você deve fazer na pratica, no dia-a- dia da escola. Não importando se você terá o reconhecimento dos outros, o importante é procurar a excelência em tudo o que fazemos. Quem exerce um bom trabalho se sente motivado. Acostume-se a dar o melhor de si, a ajudar sempre que possível, a ser persistente na realização de seus objetivos . Portanto, não se preocupe em um primeiro momento somente com compensações financeiras. Elas virão com o tempo e ao longo de uma carreira bem construída, pautada por atitudes de grandeza e qualidade. Dê o primeiro passo. Comprometa-se consigo mesmo a só fazer tudo com qualidade, tudo de primeira. Desta forma você se compromete a ter uma vida de realizações e compensações, a ser valorizado e apreciado no mercado.
Magda Rossmann

Seguidores