No dia 14/09/10 participamos Eu, Soraya Rodrigues e Teka da “Equipe de Informática Educacional de Itanhaém”, do 3º encontro sobre este mega projeto da OLPC ( ONG internacional sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e desenvolvimento de um Laptop por aluno) que tem o objetivo melhorar a qualidade do ensino, através do uso da tecnologia, mais específicamente, utilizando um laptop por criança.
Do encontro participaram representantes do Brasil e de outros países: Uruguai ( Felipe Rodriguez), Peru (Gullermo Spiller) e Ruanda( Juliano Bittencourt, da OLPC) ,cada um falando sobre como está se processando a aquisição destes laptops em escolas de seu país. Todas experiências relatadas foram importantes e nos fez refletir bastante sobre a importância de tal projeto, mas...
O palestrante que mais me impressionou foi o do Peru, pois através da sua fala percebemos como a tecnologia bem aplicada pode ter um retorno positivo, que contribua de fato para ter um salto na qualidade de ensino.
Ele nos explicou que seu país é pequeno e que tem muito ainda a crescer em termos de desenvolvimento na educação. Falou sobre a dificuldade dos alunos em chegar até suas escolas, andando as vezes até quatro horas, para estudar, mas falou (para uma platéia, perplexa) sobre a felicidade destas crianças em chegar em suas escolas e encontrarem lá um material tão atraente, como é o laptop.
Nos mostrou através de dados e gráficos, que com o uso do laptop nestas escolas, obtiveram um aumento tanto no interesse do aluno de ir a escola, como uma atração muito maior do aluno dentro de sala e com isso claro uma melhora nos níveis de educação como um todo.
Foi muito interessante sobre maneira a experiência deles porque pudemos notar que não só países grandes e com grande desenvolvimento econõmico podem oferecer aos seus alunos uma chance de um mundo novo e melhor, também com pouco recurso mais uma boa escolha, países mais modestos podem melhorar sua educação.
Gostamos muito de uma historinha que o peruano contou que diz o seguinte: em uma cidade litorânea, muitas estrelinhas do mar estavam morrendo, e cada onda trazia milhares de estrelas semi-mortas a praia.
Um homem que passava por ali, viu no entanto um menino pegando estrela por estrela e as jogando novamente ao mar, tentando assim resgatar sua vida.
Chegou próximo ao menino e disse:
_ Que diferença faz você resgatar um aestrela, se milhares estão morrendo. O menino então falou:
_ Pra elas ( apontando pras que estavam mortas) , nenhuma, mas para esta aqui que estou resgantando com certeza fará toda a diferença.
Estamos numa nova era, onde a conecção em bem pouco tempo, será a diferença entre o ser informado e o que está por fora das coisas que acontecem, desconectado do mundo... portanto ter um laptop será um salto muito importante ao futuro.
Projeto UCA - Um Computador por Aluno
A Pensamento Digital está participando do Projeto UCA – Um Computador por Aluno como parceira do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) . O projeto, proposto pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação nos países em desenvolvimento e está sendo implantado de forma piloto na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, em Porto Alegre. O reconhecimento nacional e internacional do trabalho desenvolvido pela professora Léa da Cruz Fagundes creditou o LEC e a Pensamento Digital como especialistas no assunto e capazes de desenvolver o piloto do projeto, inovando em práticas pedagógicas no contexto de um computador para um aluno.