Os Sites que reúnem dados geográfico sobre o planeta entram em uma nova fase, agregando uma quantidade crescente de conteúdo gerado pelos próprios usuários.
Há pouco mais de dez anos, a principal finalidade dos mapas online era simplesmente mostrar a localização de um determinado endereço ou exibir imagens detalhadas de satélite do mundo. A demanda por esse tipo de busca continua alta. Agora, no entanto os serviços evoluíram para mashups que reúnem informações voltadas para grupos de pessoas com os mais diferentes tipos de interesse. São inúmeras dicas e roteiros que nunca seriam encontrados em uma home page tradicional ou nos antigos atlas e guias de papel.
“ As pessoas que coletam dados para fazer mashups estão analisando ativamente o meio em que vivem”, afirma Georrg Gartner, codiretor da Comissão de Mapas de Internet da Associação Cartográfica Internacional (ICA), “Quando avaliam um restaurante, divulgam uma obra em uma rua ou localizam geograficamente suas fotos. Eles estão tentando coletar informações úteis ou interessantes para outros usuários. O resultado é que todos acabam conhecendo melhor suas cidades.”” Os mapas online são uma ferramenta importante para acessar as informações visualmente.
Os pixels da crosta terrestre
Não é apenas o conteúdo desses sites que não para de aumentar: o número de usuários também continua a crescer. Um em cada três internauta brasileiros usa alguns dos serviços de mapas disponíveis, segundos dados do Ibope// Netratings. Em novembro de 2007, os sites de informações geográficas eram acessados por 5,9 milhões de internautas no Brasil. Um ano depois, a quantidade subiu para 7,5 milhões de pessoas, um aumento de 27%.
O Google fechou uma parceria com a empresa GeoEye que garante exclusividade no uso das imagens de altíssima resolução do satélite GeoEye-1, que entrou em órbita em setembro. As fotos devem ser acrescentadas às bases de dados do Google Maps e Earth ainda este ano.
A localização de endereços em milhares de cidades do planeta virou hoje apenas uma das múltiplas características dos sites de mapas. De três anos para cá, as empresas foram se dando contas de que os usuários não querem do outro lado das consultas.
O Google e suas 1 001 utilidades
A facilidade na Criação de mashps está entre os pontos altos do Google Maps (http://maps.google.com.br).
O google maps apresenta a cobertura mais ampla de fotos aéreas de cidades brasileiras.
O vôo rasante da Microsoft
O Livre Maps http://livemaps.com.br, da Microsoft, capricha nas fotos aéreas, por meio da função Bird’s Eye. São usados aviões em vôos rasantes para registrar imagens, com ângulo de 40 graus diferentemente dos satélites, que mostrem tudo de cima.
Como acessar o
Cadê o mashup?
O Google Maps tem uma tonelada de conteúdo gerado pelos internautas, mas o acesso a essas informações não é exatamente fácil. Há alguns truques para achar mashups. Clique em mostrar Opções de pesquisa e, em seguida, selecione Conteúdo Criado pelo usuário. Agora, faça a busca por palavra-chave. Outra opção é pesquisar pelo nome de sua cidade. O Foogle Maps vai apresentar três sugestões de mashups, geralmente bem populares para região.